Será que deves investir em Criptomoedas como a Bitcoin?

Criado: 7 de Agosto, 2019 Criptomoedas

Esta é uma conversa que regularmente tenho com colegas e amigos que me perguntam: achas que compensa investir em Bitcoins?

Vou dar o meu melhor para te explicar se deves ou não mas entende o seguinte, a decição final é sempre tua e apenas deves tomar o que vou escrever como a minha opinião pessoal.

Em nenhum momento te vou incentivar a comprar criptomoedas ou a não comprar.

Perceber o que são criptomoedas

Primeiro, e sem entrar em grandes detalhes, vamos falar de criptomoedas no geral.

Elas permitem-se realizar transacções descentralizadas: não existe uma entidade central (como um banco por exemplo) da qual dependas para realizar a transferência.

Ao invés da informação estar centralizada num único sítio, ela está replicada por vários servidores.

Compensa comprar criptomoedas para vender?

Quando comecei a comprar Bitcoins o valor de venda estava abaixo dos 1000€ e enquanto escrevo este artigo reparo que está acima dos 6600€.

Se me compensou comprar criptomoedas há tantos anos e agora as vender para ter lucro? Sim, é verdade que compensou mas eu não as vendo e aqui é que está o mais importante.

A bitcoin foi desenhada e pensada como uma forma de não dependermos de uma entidade central para fazer transacções, e ao mesmo tempo tornar estas transacções mais rápidas e eficazes.
Quem criou a Bitcoin foi o Satoshi Nakamoto (pseudônimo para uma pessoa ou um grupo) que se manteve anónimo. Pouco se sabe sobre quem realmente é mas uma coisa é certa, a sua ideia nunca foi que outras pessoas começassem a investir na Bitcoin para tirar proveitos e lucrar.

A Bitcoin foi pensada para desafiar o sistema bancário e não permitir que algumas pessoas possam lucrar com isso.

Podes lucrar sim, mas eu pessoalmente não gosto disto. Deves ver a Bitcoin como algo novo e inovador para fazer-mos transacções de dinheiro entre a sociedade.

Nota: O conteúdo deste blog é exclusivamente para ajudar e partilhar conhecimentos.
Qualquer erro que seja detetado por ti, por favor, avisa-me. Quanto melhor for o conteúdo, melhor para todos nós.

Partilhar este artigo