Root a smarpthones Android/IOS – compreende o porquê e os riscos

Criado: 2 de Junho, 2019 Tecnologia

Para os mais entendidos de informática certamente já ouviram falar de rootear um smartphone.
Este processo significa alterar o sistema operativo do smartphone (Android/IOS/Windows Phone) de modo a teres acesso root. O acesso root é o acesso com mais privilégios do sistema operativo, podes chamar-lhe de Administrador ou Super Administrador.

Certas funções do sistema operativo estão restritas a este tipo de acesso. Apenas com o root consegues por exemplo instalar uma aplicação no Android que tenha certas permissões como aceder a outras aplicações ultrapassando as medidas de segurança do sistema operativo.

Semelhantemente ao artigo que escrevi sobre programas crackados e os seus riscos, tens de perceber que fazer root a um smartphone pode trazer riscos, além dos mais óbvios como perderes a garantia ou o sistema operativo ficar inetulizável.

Em quem podes confiar

Felizmente existem equipas bem conhecidas nesta área que têm trabalhado nesta área e mantêm a sua reputação limpa.

Enquanto que no IOS é mais comum encontrares roots de XPTO no Android tem mais alternativas.
Para IOS mais complicado desenvolver isto porque o IOS não é de código aberto ao contrário do Android. Isto requer um trabalho mais demorado e conhecimentos mais elevados mas já conteceu antes ser divulgado um root poucas horas depois do IOS ser divulgado!

Nota: O conteúdo deste blog é exclusivamente para ajudar e partilhar conhecimentos.
Qualquer erro que seja detetado por ti, por favor, avisa-me. Quanto melhor for o conteúdo, melhor para todos nós.

Partilhar este artigo