Manutenção de um website WordPress

Criado: 6 de Outubro, 2019 Wordpress

Neste artigo vou explicar o que implica manter um webite desenvolvido com WordPress.

O objetivo é demonstrar que após a divulgação de um website é preciso mantê-lo actualizado, o que requer a acção de alguém para esse efeito.

Vou dar como exemplo um website que foi desenvolvido com as seguintes características:

  • PHP versão 7.1
  • WordPress versão 4.3
  • Yoast SEO versão X
  • WP Rocket versão X

Actualizações do WordPress, Plugins e do Tema

As actualizações são versões modificadas (ex: core do WordPress, plugin ou tema) que entre outras se encaixa nas categorias de:

  • Segurança: corrigir uma falha que permiteria a terceiros explorar vulnerabilidades e assim ter acesso ilicito ao website
  • Correcção de erros: corrigir erros que foram introduzidos em versões anteriores sem conheciento dos autores
  • Melhorias: melhorar uma componente ou funcionalidade

2 semanas após a divulgação do website, o Yoast SEO disponibiliza uma actualização que corrige uma falha de segurança.

Caso não seja actualizado o website, outras pessoas podem explorá-la e assim terem acesso a dados confidenciais do cliente.

Como se procede a uma actualização

Quando são realizadas obras numa estabelecimento (ex: trocar um quadro eléctrico) é necessário que durante o procedimento os clientes sejam evacuados do estabelecimento e apenas possam retornar quando a mesma esteja finalizada.

No caso de um website, é necessário fazer uma cópia de segurança do website, migrá-lo para outro ambiente (ex: em vez de ser acedido por www.gui.com.pt passa a ser acedido por www.teste.gui.com.pt), proceder á actualização no ambiente isolado sem afectar o website primário, realizar testes para verificar que a actualização não afectou o normal funcionamento do website e só depois é que as alterações são “puxadas” para o website primário em www.gui.com.pt.

Isto previne que ocorram erros enquanto o website é actualizado e os visitantes tenhas dificuldades a visitar o website durante esse processo.

Alojar um website vs Manter um website

Este é o ponto mais importante.

Existe um grande diferença entre alojar um website e manter um website.

Quando falamos em alojamento estamos a referir colocar o website num servidor acedido por utilizadores com acesso à Internet e assumir a gestão do servidor. Isto inclui:

  • Realizar cópias de segurança
  • Realizar testes de segurança e procurar virus e malwares

Quando for disponibilizada uma nova versão do WordPress que requeira uma actualização da versão do PHP, a entidade responsável pelo alojameto website tem de actualizar a versão PHP instalado no servidor e assim permitir a quem está responsável pela manutenção actualizar o website sem problemas.

É preciso manter um website actualizado?

Sim, é. Caso contrário, sempre que existirem vulnerabilidades e o website não for actualizado, o mesmo fica vulnerável a ser explorado por outros utilizadores com más intenções.

Um website é um investimento. Ao contrário de uma compra de uma peça de vestuário que realizamos e usamos sem ter de preocupar em mantê-lo além das lavagens regulares, um website é um portal de acesso que utilizadores usam para acederem a uma empresa.

Da mesma forma que uma empresa tem de manter a sua loja física e proceder a obras e inspecções sempre que necessário, um website precisa de ser acompanhado e monitorizado.

Nota: O conteúdo deste blog é exclusivamente para ajudar e partilhar conhecimentos.
Qualquer erro que seja detetado por ti, por favor, avisa-me. Quanto melhor for o conteúdo, melhor para todos nós.

Partilhar este artigo